Papagaio em quarentena morre de gripe aviária no Reino Unido
2005-10-24
Um papagaio que estava sendo mantido em quarentena morreu de gripe aviária no Reino Unido, afirmou uma funcionária do governo na última sexta-feira (21/10), confirmando o primeiro caso da doença no país. O pássaro --importado do Suriname, na América do Sul--estava infectado com uma variação do vírus H5, segundo Debby Reynolds, veterinária-chefe do Departamento de Alimentos e Assuntos Rurais.
Não foi imediatamente divulgado se o papagaio portava a mutação H5N1 do vírus da gripe aviária --que devastou aves em toda a Ásia e matou 60 pessoas nos últimos dois anos, principalmente fazendeiros que tiveram contato direto com aves doentes.
–Nós sabemos que é um vírus altamente patogênico, mas ainda não temos a confirmação oficial de que se trata do tipo H5N1–, afirmou Reynolds. Não ficou claro quando o resultado dos testes será divulgado.
Segundo Reynolds, o papagaio --que morreu no início dessa semana-- chegou ao Reino Unido em setembro último.
–O caso confirmado não muda o status do Reino Unido de país livre da doença, já que o pássaro foi importado e estava em quarentena–, afirma a veterinária, referindo-se ao fato de que, oficialmente, a ave ainda não pertencia ao Reino Unido.
O papagaio fazia parte de um grupo de aves importadas do Suriname que estava sendo mantido em quarentena em uma unidade de biossegurança ao lado de outro grupo de pássaros vindos de Taiwan.
Um segundo pássaro que era mantido na unidade também morreu, mas os teste não apontaram que a ave estivesse infectada por gripe aviária. Um caso confirmado de gripe aviária não era registrado no Reino Unido desde 1992. (FSP, 21/10)