Novo foco de gripe aviária é detectado na Rússia
2005-10-24
Um caso de gripe aviária foi confirmado no distrito de Troitsk, na cidade de Chelyabinsk, na Rússia, disse, no último sábado (22/10), o vice-governador da região, Andrei Kosilov.
Já foram tomadas medidas para impedir que a doença se espalhe, disse Kosilov à agência de notícias russa Itar-Tass. Na região de Chelyabinsk já foram registrados casos da gripe aviária, mas todos foram controlados, informou a agência.
Galinhas, patos e gansos contaminados com o vírus da gripe aviária já foram sacrificados e o governo regional anunciou que pagou indenizações aos donos dos animais abatidos.
Na quarta-feira passada (19/10), um foco da gripe foi detectado na região de Tula (200 quilômetros ao sul de Moscou), segundo o Laboratório Nacional de Gripe Aviária da Rússia. Foi o primeiro foco da doença na parte européia do país. Os serviços veterinários russos foram postos em alerta.
O secretário de Agricultura e Alimentação responsável pela região de Moscou, Nikolai Sovenko, disse ontem que os exames feitos em aves recolhidas nas 33 grandes fazendas avícolas na região sob sua supervisão mostraram que estão livres da doença.
Sovenko disse à Itar-Tass que foi iniciada uma campanha de vacinação contra a gripe comum entre os trabalhadores das fazendas. A vacinação deve continuar até o início da próxima semana.
O chefe da inspeção sanitária de Moscou, Nikolai Filatov, afirmou que o surto da gripe aviária em Tula não representa um perigo para a saúde dos habitantes da capital russa e que –não há motivos para pânico–. –Até agora não há confirmação de que o vírus possa se propagar entre as pessoas–, disse. (FSP, 22/10)