Programa Sintonia da Terra apresenta cobertura sobre Congresso de Jornalismo Ambiental
2005-10-21
O programa Sintonia da Terra de hoje, 21 de outubro vai fazer uma cobertura especial sobre o I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Saúde, populações tradicionais, Amazônia, televisão e rádio relacionados ao desenvolvimento sustentável. Tem também jornalistas de outros países explicando como é a cobertura ambiental e quais os principais problemas em seus países. O programa começa oito e quinze da manhã pela Rádio da UFRGS, freqüência 1080 AM, ou pela internet no site www.ufrgs.br/radio
O programa trará a emocionante leitura do Manifesto de Apoio ao jornalista Lúcio Flávio Pinto, do Pará, que sofre represálias de todas as formas devido à luta pela terra. O documento foi tirado no momento final do Congresso e lido por Ruth Rendeiro. A professora e mestra da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ilza Giradi, é a entrevistada da semana. Ela deve falar sobre o II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental que vai ser em Porto Alegre em 2007, sobre a questão da formação dos profissionais da área para passar informação de qualidade para a população e sobre a experiência dela no Congresso de Santos.
Tem também as notícias regionais, como o Seminário O Impacto da Expansão de Áreas com Monoculturas no Estado, organizado pelo Núcleo Amigos da Terra, em Porto Alegre, além da agenda ambiental. Esses acontecimentos estarão na pauta do Sintonia da Terra desta sexta-feira às oito e quinze da manhã pela Rádio da Universidade, freqüência 1080 AM, ou pela internet no site www.ufrgs.br/radio . Entre em contato com a produção do Sintonia da Terra pelo endereço eletrônico sintoniadaterra@ecoagencia.com.br ou pelo telefone (51) 9957 9348.