A Crise da Água é tema de seminário em São Paulo
2005-10-21
O problema do agravamento da crise da água (falta ou o excesso) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e no próprio Estado será exposto e analisado em seminário no Rotary Club de São Paulo, no dia 27 de outubro, a partir das 19h30.
Os expositores são membros da ABEPPOLAR - Associação Brasileira de Ecologia e de Prevenção à Poluição - instituição tecnológica-científica co-promotora do importante evento. Segundo seu presidente Randolpho Marques Lobato, o enfoque do seminário é a escassez da água para fins de abastecimento doméstico , industrial e comercial e/ou excesso quando da ocorrência de chuvas que provocam enchentes e inundações, deslizamentos de encostas e desabamentos em centenas de áreas de risco da Região Metropolitana de São Paulo.
Reuso das Águas e Reservas Subterrâneas
O sistema de abastecimento de água na RMSP está no seu limite e se houver período de chuvas irregulares como ocorreu recentemente até com ameaça de apagão - acentua Lobato - ele poderá entrar em colapso. Ao contrário, se chover muito, o que ocorre são as enchentes e inundações que causam periodicamente mortes e enormes prejuízos materiais.
O objetivo do Rotary com o seminário é informar os rotarianos e ao público em geral a respeito das previsões, das obras anti -enchentes em andamento ou não como os piscinões, sua utilidade, assim como sobre o imperativo do reuso da água e do bom aproveitamento das reservas subterrâneas. (Com informações do Rotary)