Na Argentina, reserva ecológica segue fechada após incêndio
2005-10-20
A Reserva Ecológica da Argentina permanecia ontem (19/10) fechada ao público, após o incêndio que atingiu, na noite de terça-feira (18/10), mais de 20 hectares. Estavam sendo analisadas gravações de vídeo a fim de determinar-se a origem do fogo.
O diretor da Reserva Ecológica, Alberto Olveira Rial, disse que –o fogo foi totalmente extinto ontem (19/10) e disponibilizou uma guarda com bombeiros da Polícia Federal, com diversos vountários, para a realização de uma vigília de cinzas que durará 24 horas. A vigília consiste em resfriar com água o lugar afetado –para evitar a aparição de novos focos de incêndio–.
Olveira Rial assinalou que ontem a Reserva permaneceria fechada ao público. Segundo ele, a origem do fogo –foi detectada em dois locais distintos da reserva–, que –estão a uns 700 metros um do outro, em margens diferentes do caminho–.
O fogo, que afetou mais de 20 hectares, consumiu somente pastagens, mas não chegou a espécies arbóreas. –O incêndio teria sido intencional porque teve dois inícios, com uma distância muito grande entre um e outro–, avaliaram fontes da investigação.
Embora não haja pessoas acusadas, os investigadores estudam as gravações das câmaras de vídeo, –que poderiam demonstrar como começou o fogo–, disse Rial. Além disto, –o segundo foco foi muito mais próximoda saúida– e –vendedores ambulantes da zona –mencionaram a presença de um grupo de pessoas no local, pouco antes do incêndio–, assinalaram pessoas que vivem próximo ao local. (Clarín, 19/10)