Parque de Itapuã recebe peças da Revolução Farroupilha
2005-10-20
O Parque Estadual de Itapuã recebe nesta quinta-feira (20), às 14h, peças do tempo da Revolução Farroupilha doadas pelo pesquisador Cary Ramos, da Farroupilha Pesquisas Históricas. Uma bala de canhão e uma ponta de lança fazem parte das doações. Ramos realiza pesquisas em Itapuã desde 1959. As peças que serão doadas foram encontradas na área do Parque, e serão exibidas no centro de visitantes, junto com outros itens – cedidos pelo Museu Júlio de Castilhos – que já se encontram em exposição.
De acordo com o biólogo Lisandro da Silveira Gonçalves, responsável pela Educação Ambiental do Parque, a doação é importante pois promove um resgate da história local. A educação ambiental é transdisciplinar, buscando a conscientização da comunidade para a importância ambiental e histórica da região de Itapuã – afirma Silveira. A intenção é possuir um acervo permanente de objetos históricos encontrados no Parque.
A exposição sobre a Revolução Farroupilha já está aberta à visitação. As peças novas serão incorporadas à mostra a partir da semana que vem. O Parque Estadual de Itapuã, criado em 1973, é uma importante unidade de conservação administrada pela Sdecretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) localizada a 57 km de Porto Alegre. Abriga mais de 300 espécies de plantas e também exemplares da fauna ameaçados de extinção, como o bugio-ruivo e a lontra. Sua importância histórica traduz-se em locais como o Morro da Fortaleza, a Ilha do Junco e a Ferraria dos Farrapos, ligados à Revolução Farroupilha, e o Farol de Itapuã (de 1860), situado no encontro do Lago Guaíba com a Laguna dos Patos. (Sema, 19/10)