Vinte baleias jubarte encalharam este ano no litoral brasileiro
2005-10-19
Desde o início do ano, 20 baleias jubarte encalharam no litoral brasileiro. Na temporada de 2004, durante todo o ano, foram registrados 22 animais encalhados. Os dados são do Instituto Baleia Jubarte, responsável pela proteção da espécie no Brasil, em cooperação com o Ibama.
Desse total, 12 animais encalharam no estado da Bahia, cinco no Espírito Santo, um no Rio de Janeiro, um em Santa Catarina e um em Alagoas. Segundo a diretora do Instituto Baleia Jubarte, bióloga Márcia Engel, desses 20 animais, somente um encalhou vivo. — Foi um filhote em Guarapari (ES) e morreu pouco depois do encalhe. Pelo tamanho do animal, com 3,64 metros, devia ser um prematuro-. Ela informou que no ano passado cinco animais encalharam vivos, mas nenhum sobreviveu.
O mês de setembro é o que concentrou maior número de encalhes, seis. Em julho e agosto foram registrados quatro encalhes em cada mês, num total de oito. Na primeira quinzena de outubro foram registrados quatro encalhes. Dois encalhes, um em janeiro, e outro em fevereiro, ocorreram fora da temporada de baleias jubarte no Brasil. Durante o verão, as jubarte se alimentam nas águas da Antártida, e migram para as águas tropicais do litoral baiano, para reproduzir e amamentar os filhotes, entre os meses de julho e novembro. Dos animais que encalharam este ano, dez eram filhotes que ainda estavam mamando, quatro eram adultos, e seis não possuíam dados precisos de comprimento.
O coordenador de pesquisas do Instituto Baleia Jubarte, veterinário Milton Marcondes, explica que o encalhe pode ser definido como: qualquer mamífero marinho morto na praia ou flutuando próximo à costa; qualquer cetáceo vivo na praia ou em água tão rasa que não seja possível para ele se livrar sozinho e retomar suas atividades normais. O encalhe ocorre quando estes animais chegam próximos às praias ou arrebentação e não conseguem se libertar sozinhos.
Márcia destaca que as baleias fazem parte da chamada megafauna carismática, animais de grande porte que despertam a atenção e carinho por parte das pessoas. — As campanhas Salvem as Baleias realizadas nas décadas de 70 e 80 no mundo é um exemplo disso. Uma baleia encalhada desperta a atenção da população e a cobertura da mídia, principalmente televisiva, gera a necessidade de uma resposta pronta para o resgate-, afirma. (Ibama, 18/10)