Missão a Vênus pode ajudar a combater aquecimento global, dizem cientistas
2005-10-19
A primeira missão da Europa ao planeta Vênus poderá trazer novas luzes ao efeito estuda sobre a Terra, segundo informaram cientistas na segunda-feira (17/10). A nave espacial Vênus Express deverá ser lançada na semana que vem e um de seus principais objetivos é entender a natureza do intenso efeito estufa que aquece Vênus.
Cientistas envolvidos na missão de 140 milhões de libras disseram que estudar o ambiente extremo de Vênus, também chamado o mal gemei da Terra, ajudará os pesquisadores do clima a fazer melhores previsões a respeito do aquecimento global causado pelas mudanças na atmosfera da Terra. Vênus, o segundo planeta mais próximo do Sol nas vizinhanças da Terra, é um dos corpos menos entendidos do sistema solar, principalmente por estar envolto em densas e impenetráveis nuvens de ácido sulfúrico. Vênus formou-se ao mesmo tempo em que a Terra e do mesmo tipo de material.
Também apresenta aproximadamente o mesmo tamanho, massa e densidade. Contudo, Vênus é um local de temperaturas muito altas, em torno de 464ºC, cerca de 400ºC mais elevadas do que deveriam ser devido aos intensos efeitos de aprisionamento dos gases estufa com a energia do o Sol que se reflete sobre sua superfície.
Conforme o professor Fred Taylor, da Universidade de Oxford, que primeiro propôs a missão a Vênus, o planeta tem sido há muito tempo objeto de fascinação e mitologia. –A raça humana vem estudando Vênus desde o princípio dos tempos porque é o objeto mais brilhante no céu–, afirma.
Apesar de diversas razões para acreditar-se que Vênus seja um planeta gêmeo da Terra, os cientistas ainda não estão certos a respeito das razões precisas sobre porque os dois planetas diferem tão amplamente em seus respectivos efeitos estufa. Uma das razões poderia ser a atmosfera extremamente densa de Vênus, que tem cerca de 90 vezes a pressão da Terra. Outra poderia ser por causa dos vulcões, que são grandes e numerosos.–Há várias subrazões sobre como os efeitos estufa atuam em Vênus e que nós ainda não entendemos–, disse o professor.
Uma questão que a Vênus Express deverá verificar é se os muitos vulcões de Vênus ainda são ativos. –Queremos não apenas saber se são ativos, mas o quanto–, assinala. (Planet Ark, 18/10)