Brasil alcança recordes ambientais. Todos ruins
2005-10-18
O Brasil aparece no Guinness World Records 2006 (Livro dos Recordes Mundiais) como um dos maiores responsáveis pela degradação global do meio ambiente. O País é o recordista mundial de queimadas, categoria inédita neste ano, e também tem o maior índice de desmatamento do planeta pelo segundo ano consecutivo.
Segundo o livro, o Brasil tem 1.600 quilômetros de matas destruídas somente em decorrência das queimadas. O ano de 1997 foi o pior no que diz respeito à destruição do meio ambiente por causa de incêndios criminosos de florestas.
O livro também registra que o Brasil ainda apresenta o maior índice de desmatamento do mundo, sendo a década de 90 a pior de todas. Entre 1990 e 2000, cerca de 22.264 quilômetros quadrados de florestas desapareceram do território brasileiro - uma área equivalente ao Estado de Sergipe devastada a cada ano.
Os recordes do Brasil encontram-se no capítulo Mundo Natural, no qual 14 itens relacionados ao meio ambiente ganharam o título de recorde mundial. Outros países tiveram acontecimentos marcados por sua grandiosidade nos últimos anos. Entre algumas das categorias estão a chuva mais ácida, o litoral mais danificado, o lago mais contaminado.
O livro, que tem 288 páginas e vai custar R$ 74,90, deverá ser lançado pela Ediouro no início de novembro. (O Estado de S. Paulo, 15/10)