Hidrelétricas abrem comportas
2005-10-18
As duas maiores barragens do Sul do país estão com as comportas abertas devido ao excesso de água produzido pelas chuvas dos últimos dias. Em Itá, na divisa do município catarinense de Itá com a cidade gaúcha de Aratiba, a represa estava defluindo ontem (17/10) 9,7 mil metros cúbicos por segundo, enquanto que na de Machadinho, entre Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul, e Piratuba, em Santa Catarina, estavam sendo defluídos 7 mil metros cúbicos por segundo. Este total significa a soma do volume de água que é aproveitado para geração de energia com o volume desprezado. O gerente-geral das usinas, Elinton Chiaradia, disse que o volume assinalado como defluindo nessa segunda-feira (17/10) é alto, mas para esta época, quando ocorrem as cheias de São Miguel.
A abertura das comportas levou as equipes da Defesa Civil de São Borja, na Fronteira-Oeste, a redobrar as ações preventivas diante da perspectiva de uma nova enchente do rio Uruguai na região já a partir de hoje. Como o volume de água que está sendo lançado é maior do que o da semana passada, o coordenador local da Defesa Civil, Jéferson Homrich, projeta uma cheia bem maior que a anterior, quando o rio chegou a 10,13 metros acima do nível normal. Ontem (17/10), o rio já estava 6 metros acima da cota, de acordo com o coordenador da Defesa Civil.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da prefeitura foram mobilizadas para monitorar as áreas ribeirinhas e preparar abrigos para os prováveis nove bares localizados no cais do porto. (CP, 18/10)
atingidos. Na cheia mais recente, foram registrados 79 desabrigados. O rio Uruguai saiu do leito e invadiu nove casas do bairro do Passo, além de