Pró-Mar-de-Dentro busca viabilizar demandas da Consulta Popular na Região Sul
2005-10-17
O Programa Pró-Mar-de-Dentro, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), manterá reuniões com municípios da Região Sul do Estado nos dias 17 e 18 próximos. Os encontros são resultado do seminário do Programa realizado pela Sema e Fepam nos últimos dias 6 e 7, em São Lourenço do Sul, que enfocou o tema Gestão Ambiental Compartilhada para o Desenvolvimento.
A primeira reunião acontece na segunda-feira (17), a partir das 9h30min, no auditório da Secretaria de Qualidade Ambiental de Pelotas, com representantes dos municípios de Turuçu, Arroio do Padre, Capão do Leão, Camaquã e São Lourenço, além da cidade anfitriã. A coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, apresentará a proposta de educação ambiental do Programa e discutirá com os participantes a elaboração de projetos compartilhados para a área. Conforme Maria Elisabete, o objetivo é viabilizar as demandas elencadas na Consulta Popular. Essa reunião havia sido anunciada pela prefeitura de Pelotas para acontecer em Porto Alegre, mas a coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro entendeu mais viável ir ao encontro dos municípios na região.
Na terça-feira (18), às 9h30min, a coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro estará em Rio Grande, reunida com representantes da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) para apresentação e discussão sobre o projeto de Zoneamento Socioeconômico e Ecológico das Margens Leste e Oeste do Estuário da Laguna dos Patos, envolvendo os municípios de Rio Grande e São José do Norte.
Ainda no dia 20, em Encruzilhada do Sul, o Pró-Mar-de-Dentro estará presente no II Seminário Ambiental do município, no Clube Encruzilhadense. Maria Elizabete Ferreira será painelista no tema Políticas Públicas e Gestão Ambiental. (Sema, 14/10)