Deslizamento de terra isola 1.400 turistas no Peru
2005-10-14
Cerca de 1,4 mil pessoas --entre turistas e moradores locais-- ficaram isoladas em um ponto próximo da cidade de Machu Picchu, no sudeste do Peru, devido a um deslizamento de terra provocado pelo degelo do pico nevado La Verônica, na madrugada desta quinta-feira (13/10). Pedras e terra bloquearam uma das principais rotas de transporte de trens local.
La Verônica --de 5.850 metros de altura--, é localizado entre as cadeias montanhosas de Vilcanota e Vilcabamba. Ao menos 500 metros da estrada de ferro que liga o sudeste do Peru ao resto do país estão intransitáveis, e em alguns pontos a ferrovia está totalmente bloqueada, segundo funcionários da Peru Rail --empresa que controla o serviço de trens para Machu Picchu. Além da ferrovia, terrenos agrícolas e sistemas de água potável também foram atingidos.
O deslizamento também causou o transbordamento do rio Vilcanota, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério de Comércio Exterior e Turismo peruano. Segundo o anúncio, o governo deve enviar helicópteros ao local para retirar os turistas.
Segundo a porta-voz da Peru Rail, Aurora Prato, não há registro de feridos. Os passageiros --que incluem turistas estrangeiros e moradores da região --estão à espera de transporte em Águas Calientes --uma pequena cidade próxima de Machu Picchu.
A porta-voz afirmou que ainda não está claro quanto tempo deve demorar para que o transporte seja restabelecido.
As avalanches representam um risco constante na região onde se localiza Machu Picchu. Em abril do ano passado, vários deslizamentos nas proximidades desse complexo arqueológico deixaram 11 desaparecidos, seis feridos e 1,5 mil turistas isolados. (FSP, 13/10)