Vulcões do Alasca mostram sinais de atividade
2005-10-14
Antigos moradores do Alasca puderam, no final da semana passada, ver nuvens de vapor sendo exaladas de vulcões localizados a 75 milhas de distância de suas casas. Trata-se de três vulcões, incluindo dois em zonas remotas da ilhas Aleutianas, distantes de quaisquer centros populacionais.
Os vulcões, no entanto, dão sinais de tremores freqüentes e do lançamento de vapor e cinzas, conforme disseram meteorologistas, nesta terça-feira (11/10). O vulcão Cleveland, a 900 milhas a sudoeste de Anchorage, teve uma pequena erupção na sexta-feira da semana passada (7/10), de acordo com o Observatório de Vulcões do Alasca, que monitora mais de 40 vulcões ativos naquele Estado norte-americano.
Cientistas do observatório afirmaram que as plumas de cinzas atingiram a altura de 15 mil pés acima do nível do mar. Além disto, uma nuvem de vapor de 11;070 metros foi vista de Anchorage no final da semana. O vulcão Cleveland, localizado a oeste da ilha de Chuginadak, não habitada, entrou em erupção em 2001. Além dele, mostra sinais de atividade o Tanaga, com 5.925 pés de altura. Em 1992, uma série de erupções ocorreu em Anchorage e em regiões das redondezas, forçando a interdição temporária do aeroporto internacional local. (CNN, 12/10)