Ibama e Imac liberam queimadas controladas no Estado (Acre)
2005-10-13
Acatando decisão dos representantes dos órgãos envolvidos no combate aos incêndios em todo o Estado, o Ibama e o Imac suspenderam ontem a portaria que proibia as queimadas na região.
Ontem, o superintendente do Ibama, Anselmo Forneck, e o presidente do Imac, Edegard de Deus, assinaram a Portaria Normativa Interinstitucional 7, que permite que os produtores que possuem autorização façam a queima dentro do que permite a legislação.
A decisão foi tomada depois de constatada a mudança favorável do clima, proveniente da intensificação das chuvas nas regiões que englobam os municípios dos vales do Alto e Baixo Acre e de Sena Madureira, onde o governo estadual decretou situação de emergência em setembro.
De acordo com o pesquisador Foster Braun, da Universidade Federal do Acre (Ufac), que comandou os estudos científicos durante o agravamento da situação, as imagens de satélites mostram que o perigo de incêndios florestais já está descartado e que existe previsão de fortes chuvas para o Estado nos próximos dias. Para Edegard de Deus, a decisão, além de ter sido tomada com base em dados científicos que descartam o perigo de incêndios, visa não prejudicar os produtores que obedeceram à lei.
— Esses produtores cumpriram a lei não utilizaram o fogo quando estava proibido. Agora, eles podem utilizá-lo desde que tenham licença e tomem os devidos cuidados para evitar perder o controle do fogo - afirmou.
Ele lembrou que a queima urbana é proibida por lei e continuará sendo combatida.
De acordo com as autoridades envolvidas no combate às queimadas, a hora agora é de contabilizar os prejuízos econômicos e ambientais provocados pelos incêndios.
A Defesa Civil iniciará ainda nesta semana um estudo minucioso para saber a intensidade dos problemas registrados nas regiões atingidas pelo fogo. (A Tribuna, 12/10)