A implantação de uma fábrica de MDF (Medium Density Fiberboard) - madeira aglomerada para móveis - no Estado está em fase avançada de negociação. Ontem (12/10), diretores da Masisa, empresa do grupo chileno Nueva, um dos maiores da América Latina na área florestal, e os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) estiveram reunidos por mais de duas horas, em Porto Alegre, discutindo o investimento. O anúncio oficial da instalação do grupo Masisa, provavelmente em Montenegro, deve ser feito até o final deste ano, pois a intenção é começar as obras da fábrica no início de 2006. O investimento deverá gerar 350 empregos diretos.
É o segundo investimento anunciado para o Rio Grande do Sul nesta semana. Na segunda- feira (10/10), a empresa sueco-finlandesa Stora Enso havia confirmado a instalação de uma fábrica de celulose em terras gaúchas, além de empreendimentos florestais em pelo menos oito municípios.
A expectativa do prefeito de Montenegro, Percival de Oliveira, que participou do encontro de ontem realizado na Sedai, é de que o investimento seja confirmado para o município. Segundo ele, Montenegro tem condições de abrigar a empresa e atender algumas demandas de infra-estrutura, por exemplo. Além disso, Montenegro dispõe de uma lei de incentivos fiscais que estabelece ajuda financeira às empresas. Entre os incentivos, estão a isenção de IPTU e a redução da alíquota do ISS de 3,6% para 2%. – Estamos concluindo as negociações. Os empresários já estiveram em Montenegro, e nós em Ponta Grossa. Agora, vamos aguardar a decisão final-, informou o dirigente.
Alguns detalhes ainda estão sendo discutidos com o governo do Estado. É o caso do acesso rodoviário e do transporte por ferrovia e fluvial. Também há a necessidade de uma definição no abastecimento de energia e no consumo de gás.
O diretor geral da Masisa do Brasil, Jorge Hillmann, disse que o RS é um dos mais cotados para receber o investimento. No entanto, o projeto está em fase de negociação. No início do segundo semestre deste ano, a Masisa do Chile anunciou um aumento de capital de 150 milhões de dólares e projeto de ampliação dos negócios no Brasil.
No país, a empresa conta com uma Divisão de Painéis de Madeira em Ponta Grossa (PR), uma Divisão de Madeira Sólida em Rio Negrinho (SC) e várias áreas de reflorestamento na região Sul. Além de Brasil e Chile, a empresa tem operações industriais em mais quatro países: Argentina, México, Estados Unidos e Venezuela. (CP, 12/10)