Lixo cobre arroio em Porto Alegre
2005-10-13
Gestos como jogar latas e garrafas plásticas na rua puderam ser dimensionados ontem em um arroio que corta parte da zona norte da Capital.
Foi no Arroio Areia, em um trecho perto da freeway, que a nata de lixo se formou. São sacos, latas, garrafas e pedaços de isopor. Até o final da semana, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) promete limpar o local.
- O arroio passa também ao lado da Vila Dique, um local onde há muitas pessoas trabalhando na coleta de lixo. Infelizmente, acabam descartando no arroio o que não vendem. Estamos trabalhando na educação ambiental em escolas e nas associações de moradores, é uma questão cultural que precisa ser mudada - afirma a coordenadora da Equipe de Educação Ambiental do DEP, Cristina Bernardes.
Uma escavadeira com braço estendido deverá retirar o lixo. Depois de deixá-lo secar na beirada, será colocado em um caminhão e levado para o aterro sanitário do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A limpeza depende ainda da presença da Polícia Rodoviária Federal no trecho. (ZH, 13/10)