Níveis de toxicidade estão abaixo do esperado em áreas inundadas dos EUA
2005-10-13
Testes realizados nas águas de enchentes que assolaram Nova Orleans após o furacão Katrina apresentam níveis de toxicidade química menores do que se temia. A informação foi dada na terça-feira (11/10) por pesquisadores. Contudo, eles advertiram que permanecem preocupações com relação a sedimentos.
Os pesquisadores, da Universidade do Estado da Louisiana, concluíram que a água contém altos níveis de bactérias, mas as concentrações de outras substâncias químicas contaminantes, como metais pesados, e substâncias químicas da gasolina, não estavam em níveis maiores do que tipicamente são os encontrados nas ruas de Nova Orleans após chuvas pesadas.
–Nosso estudo trouxe algumas boas notícias–, disse o líder da pesquisa, John H. Pardue, diretor do Instituto de Pesquisas sobre Águas da Universidade do Estado da Louisiana. –Esperávamos ver muito maiores concentrações de gasolina do que vimos–, acrescentou.
Em um outro documento separado, mas similar, a Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA) relatou, no mesmo dia, que testes realizados com peixes, água e sedimentos coletados no Golfo do México duas semanas após a passagem do furacão Katrina mostraram pequeno sinal de contaminação por Escherichia coli, bactéria associada a contaminação fecal, ou por pesticidas e outros químicos. (NY Times, 12/10)