Defap autoriza corte de Acácia Negra
2005-10-11
A empresa Tanagro está autorizada a retirar exemplares de acácia negra – espécie exótica – de áreas consideradas de preservação permanente, junto aos cursos d’água da Fazenda Cerro Partido, no município de Encruzilhada do Sul. A Autorização Florestal, emitida hoje (10/10) pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), tem como objetivo a recuperação de áreas degradadas nos locais de manejo, através da condução da regeneração natural e reintrodução de espécies nativas por adensamento e ou enriquecimento.
O corte somente poderá ser efetuado com o cumprimento de uma série de medidas elaboradas pelo Defap. As áreas de proteção permanente passarão a integrar o Programa de Restauração de Matas Ciliares do Defap/Sema, devendo ser conduzidas a sua vegetação nativa original. Nestas áreas não poderão ser plantadas novamente espécies exóticas.
A retirada das acácias deverá causar o menor impacto possível na vegetação nativa remanescente e a estocagem deverá ser feita fora das áreas de preservação permanente. O Defap exige também um cronograma de recuperação das áreas degradadas e relatórios técnicos anuais de acompanhamento das áreas de manejo, entre outras condições. (Sema, 11/10)