Projeto da Rigesa avalia fauna e flora de SC e do PR
2005-10-10
Mais do que apenas identificar a biodiversidade da fauna e da flora em suas florestas de preservação permanente, a empresa Rigesa, de Três Barras (SC), desenvolve um projeto que visa à avaliação das condições em áreas de proteção. O projeto, conhecido como Fauna e Flora, foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Contestado (UnC) de Canoinhas e já realizou estudos em cerca de 12 mil hectares de florestas da empresa, em 12 municípios do Planalto Norte de Santa Catarina e Sul do Paraná.
Os resultados preliminares do levantamento da fauna indicaram 144 espécies de aves, 11 espécies de répteis, 11 de anfíbios e, ainda, 35 espécies de mamíferos, entre eles o primata bugio (Alouatta fusca), cuja presença indica o bom estado de conservação das florestas pesquisadas. Além disso, o levantamento de ictiofauna (peixes) demonstrou a presença de espécies indicadoras da qualidade da água nos córregos e rios que cortam as áreas da empresa. Já o estudo da flora apontou a existência de 70 espécies arbóreas, das quais foram coletados materiais para estudo e conservação de sementes.
Trabalhos como este demonstram que Santa Catarina é, hoje, um dos Estados brasileiros, com exceção da Amazônia, que proporcionalmente têm a maior área coberta por florestas. O Fauna e Flora conquistou para a Rigesa Certificação Florestal - Cerflor, uma normatização com base no padrão NBR 14.789, elaborado pela ABNT e pelo Inmetro.
O certificado atesta que a empresa implementou e mantém um sistema de manejo de florestas. A Rigesa é a primeira empresa de Santa Catarina a receber o Cerflor. Outra ação da empresa é o Projeto Paca, que trabalha há mais de dez anos com cerca de 30 mil alunos de escolas do ensino fundamental em 12 municípios de Santa Catarina e Paraná. O Paca treina professores para a educação ambiental. (A Notícia, 10/10)