Parque Nacional de Cabañeros é ampliado em 1,8 mil hectares
2005-10-10
O Conselho de Ministros da Espanha aprovou, no final da semana passada, a ampliação do Parque Nacional de Cabañeros, por incorporação, a suas terras, de terrenos públicos vizinhos que pertenciam ao Ajuntamento de Los Navalucillos (Toledo). Após o acordo, foram agregados 1.836 hectares de alto valor ecológico, de modo que a superfície total do parque passa para 40.856 hectaras.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, como conseqüência da ampliação, a superfície total do Parque Nacional passa s ser de 40.855,98 hectares, pertenecentes aos municípios de Navas de Estena, Retuerta de Bullaque, Horcajo de los Montes e Alcoba, na província de Ciudad Real, e Hontanar e Los Navalucillos, na província de Toledo.
A zona ampliada pertence aos denominados Montes de Utilidade Pública Terras de Talavera e Terras de Toledo, propriedade do Ajuntamento de Los Navalucillos.
A incorporação havia sido aprovada, em primeira instância, pela Comissão Mista de Gestão e Patronato e, posteriormente, pelo Conselho da Rede de Parques Nacionais, após solicitação expressa da Junta de Comunidades de Castela-La Mancha, por acordo prévio favorável ao Conselho do Governo.
Cabañeros declarou-se Parque Nacional há uma década, com representação no bosque mediterrâneo. Com o novo território, cobre-se uma lacuna no uso público, já que o Parque Nacional poderá desenvolver atividades de divulgação até o norte. A fauna vertebrada do parque é rica e variada. Lá se encontram, entre outros, exemplares de cervo, o javali, a cabra montês, a lebre e o gato montês. Entre as aves, destaca-se a presença do abutre negro. (El Mundo, 9/10)