Homem é morto por urso que mantinha preso no Vietnã
2005-10-10
O proprietário de um restaurante da cidade vietnamita de Ho Chi Minh foi morto após ser atacado por um urso ao qual mantinha enjaulado para extrair sua bílis – líquido produzido pelo fígado durante processo digestivo – com pretensos fins curativos, informaram fontes militares.
Tran Hoang Loc, 75, foi atacado pelo animal ontem, quando foi alimentar os dois ursos que mantinha enjaulados atrás de seu restaurante, disse o militar Nguyen Dinh Trung.
O funcionário afirmou que Loc morreu esmagado pela força do urso, que media mais de um metro e meio e pesava cerca de 300 quilos.
–Um trabalhador do restaurante também ficou ferido ao tentar resgatar Loc da investida do animal, que lhe arrancou um braço–, disse Trung, um dos soldados e policiais deslocados ao local para matar o urso a tiros.
–Demoramos meia hora para sacrificá-los. Achamos que ficaram loucos porque o dono demorou muito para lhes dar comida–, assinalou.
A bílis de ursos é extraída para ser utilizada como ingrediente ativo na medicina tradicional vietnamita, já que uma crença popular sustenta que, misturada com licor de arroz, tem poderes curativos.
Apesar de a lei vietnamita proibir o comércio dos ursos, o Ministério vietnamita de Agricultura e Desenvolvimento Rural calcula que ao redor de 4.000 destes animais são criados e mantidos em cativeiro em todo o país. (EFE, 8/10)