Klabin passa a usar gás natural na unidade de Guapimirim (RJ)
2005-10-07
Iniciativa faz parte da Política de Sustentabilidade da empresa, que tem como objetivo perseguir práticas ambientalmente mais corretas
A Klabin, maior produtora e exportadora de papeis do Brasil, concluiu a migração total da matriz térmica de sua unidade de Guapimirim (RJ) para gás natural. A ação faz parte da Política de Sustentabilidade da empresa, que tem dentre seus objetivos a prática de atividades ambientalmente corretas. O gás irá substituir o óleo combustível pesado, utilizado até então.
A estimativa é que para mesma quantidade de energia consumida pela empresa, com o gás natural sejam emitidos de 25% a 30% menos CO2 (gás carbônico) para atmosfera, uma contribuição direta para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Anualmente, a unidade da Klabin em Guapimirim consome 9.240.000 Kg de óleo combustível pesado que será substituído por 10.200.000 metros cúbicos de gás natural eliminando as emissões de particulados para a atmosfera.
A Klabin investiu R$ 1,3 milhão no projeto de conversão. As duas caldeiras abastecidas por gás natural começaram a operação em setembro. O uso do gás natural contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, além de ser reconhecidamente mais seguro que os outros combustíveis. —Esta é mais uma ação que reforça nosso compromisso de melhoria ambiental constante e preocupação com as comunidades onde atuamos-, afirma o diretor de Meio Ambiente e Energia da Klabin, José Oscival dos Santos.
A ação da Klabin marca a chegada do gás natural à Guapimirim. Para levar o gás natural até Guapimirim, a CEG investiu R$ 5 milhões e construiu um gasoduto de 9,1 Km. (Klabin, 6/10)