Fórum Gás Brasil discutirá cenário e perspectivas do mercado de gás natural
2005-10-07
A International Business Communications (IBC) realizará, de 22 a 24 de novembro, no Rio de Janeiro, o Fórum Gás Brasil, com a proposta de reunir empresas, associações e órgãos públicos para fazer uma avaliação do cenário nacional para o produto e suas principais oportunidades. Serão debatidos os principais obstáculos para o desenvolvimento da cadeia de gás natural no País, passando por questões ligadas à exploração, transporte, distribuição e consumo, além de aspectos jurídicos, regulatórios e comerciais deste produto.
O diretor de gás e energia da Repsol YPF Brasil, Marco Aurélio Tavares, abrirá o encontro mostrando o planejamento estratégico para o desenvolvimento do setor de gás no Brasil. Em seguida, o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) discutirá os impactos da Nova Lei de Gás neste campo e na matriz energética nacional. O abastecimento do mercado brasileiro com gás boliviano será o tema da palestra da Tecgás.
Para falar sobre o papel da termoelétrica no setor elétrico e no desenvolvimento do negócio de gás natural no Brasil, a IBC convidou o presidente da Abraget - Associação Brasileira das Geradoras Termoelétricas, Xisto Vieira, e o diretor presidente da Termoelétrica Eletrobolt, Luiz Fernando Gutman. O presidente da CEG, Daniel Jordá, abordará as estratégias utilizadas para a distribuição e comercialização de gás natural.
O segundo dia de evento terá início com a exposição do presidente da Bahiagás, Petrônio Lerche Vieira, que abordará o isolamento do nordeste e os projetos para a integração das malhas brasileiras.
O coordenador da área de gás natural da Abrace - Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia, Luiz Pedro Biazoto, apresentará a demanda prevista pelos grandes consumidores e suas principais necessidades. A experiência na regulação do mercado será debatida pelo conselheiro da ASEP/RJ, João Paulo Dutra de Andrade, e o comissário-chefe da CSPE, Zevi Kann, mediados pelo diretor da Expetro, Jean-Paul Prates.
Após o encerramento do Fórum serão realizados dois workshops simultâneos. O primeiro tratará dos cenários e alternativas do gás natural para grandes consumidores de energia, e será liderado pelo sócio-diretor da DA Planejamento, Douglas Abreu, entre outros. O consultor da Sigla, Ricardo Busi, comandará o segundo workshop, que indicará formas de analisar e monitorar o processo de revisão para o mercado de gás natural.
A IBC realiza com sucesso a edição anual do Gas Summit, que reúne executivos de toda a América Latina. O Fórum acontece no Sheraton Rio Hotel & Towers (Av. Niemeyer, 121), das 8h20 às 18h. Mais informações do Fórum Gás Brasil estão no site www.ibcbrasil.com.br/forumdegas ou na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone (11) 3017-6808. (Jornal do Brasil Online, 06/10)