Cresce matança de tubarões para venda ilegal de barbatanas
2005-10-07
Cerca de 200 milhões de tubarões são mortos todos os anos para a retirada ilegal de barbatanas, que são vendidas a preços altíssimos. Esse mercado movimenta, por ano, US$ 400 milhões – um quilo de barbatana chega a custar US$ 750. E 40%das espécies deste animal encontradas no Brasil estão ameaçadas de extinção.
O animal – que pesa, em média, 200 quilos – é capturado, imobilizado e tem as nadadeira arrancadas com um facão. O tubarão, dilacerado, morre pouco tempo depois, ficando impossibilitado de nadar e sendo devorado por outros animais. A prática é conhecida como finning, e tem se tornado cada vez mais comum.
As nadadeirasdo tubarão movimentam um comércio que vem crescendo com o desenvolvimento econômico da China – onde sopas feitas com barbatanas de tubarões são consideradas afrodisiacas.
Segundo o Instituto de Pesquisa marinha e Atmosférica da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, a coercialização de barbatanas de tubarões deve triplicar até o final desta década.–Se a demandas continuar a crescer nessa proporção, não acredito que as populações de tubarão conseguirão sobreviver –, afirma a americana Shelley Clarke, que coordena a pesquisa sobre as atrocidades com os tubarões para o instituto. (Veja, 5/10)