EUA podem autorizar alimentos procedentes de animais clonados
2005-10-07
O governo dos Estados Unidos tem a intenção de autorizar, em um futuro próximo, a comercialização de alimentos - leite, carne e ovos - procedentes de animais clonados. A Food and Drug Administration (FDA, Agência para Alimentos e Remédios), que há três anos estuda o assunto, não encontrou qualquer indício de perigo para o consumidor, segundo seus cientistas e funcionários. Ainda assim, a própria agência evita fixar uma data para a publicação de normas a este respeito.
Os criadores de gado americanos já contam com grande quantidade de vacas, porcos, frangos e outros animais clonados, à espera do sinal verde da FDA para sua comercialização. Foram clonados sobretudo machos com qualidades excepcionais para produzir outros exemplares, cujo sêmen, por sua vez, é usado para fecundar as fêmeas.
Fontes do setor indicaram que a carne de filhos de porcos e touros clonados já foi comercializada sem aviso. Em sua reportagem, o Washington Post diz, no entanto, que grande parte dos consumidores rejeitaria os alimentos procedentes de animais clonados. Uma pesquisa realizada este ano pelo Conselho Internacional de Informação Alimentícia indicou que 63% das pessoas não comprariam com pleno conhecimento carne, leite ou ovos que tenham sua origem em animais clonados. (Com informações do Washington Post, 6/10)