Tempestade tropical Tammy causa chuvas e apagões na Geórgia
2005-10-07
A tempestade tropical Tammy causou inundações e apagões na Geórgia nesta quinta-feira (6/10), antes de perder força e se transformar em depressão tropical.
O Condado de Glynn, 97 quilômetros ao sul de Savannah, foi uma das regiões inundadas. –O chão já estava alagado pelas chuvas e a chegada da tempestade piorou ainda mais a situação–, afirmou Richard Strickland, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências do Condado.
Segundo Strickland, o Condado foi atingido por 38 centímetros de chuva nos últimos quatro dias.
Ventos de até 74 quilômetros por hora atingiram a ilha de Saint Simons, na Geórgia, onde Tammy causou 15 centímetros de chuva antes de se dirigir para o continente, informou o meteorologista Matt Zibura, do Serviço Nacional de Meteorologia.
A tempestade também arrancou árvores e fiações elétricas e deixou mais de 16,5 mil pessoas sem energia elétrica na região de Savannah.
Meteorologistas previam que Tammy se dissipasse rapidamente, mas a tempestade ainda causou chuva fortes nos Estados da Carolina do Sul e do Norte.
No início da tarde de ontem (6/10), Tammy estava na região de Ozark (Alabama), e se movia a 19quilômetros por hora. Seus ventos chegavam a 56 quilômetros por hora -- abaixo do mínimo de 63 quilômetros por hora que caracteriza uma tempestade tropical.
Alertas de tempestade foram suspensos na costa, mas chuvas fortes e tornados isolados podem ocorrer na Geórgia e nas Carolinas do Sul e do Norte.
Tammy foi a 19ª tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico, que teve início em 1º de junho e termina em 30 de novembro. (FSP, 7/10)