Transposição do São Francisco continua, garante Lula
2005-10-06
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a transposição do Rio São Francisco vai continuar e mostrou confiança em obter um bom termo com o bispo Luiz Flávio Cappio, que está em greve de fome há 10 dias contra o projeto.
— Não poderia haver suspensão porque é uma obra que não tem data marcada para começar. Ainda está se discutindo a questão do meio ambiente e tem de ter licença ambiental do Ibama - disse em breve entrevista após visitar uma feira de inovação tecnológica, em São Paulo.
O presidente afirmou que obra tem um forte caráter social e que ele respeita a posição do bispo.
— Eu também já tomei a decisão na minha vida de fazer greve de fome. Como sou cristão que acredito em Deus, acho que encontraremos uma solução - disse.
De acordo com o presidente, que mandou o ministro das Relações Institucionais, Jacques Wagner viajar ainda hoje para Cabrobó para conversar com o bispo, quem faz greve de fome tem uma forte razão em que acredita.
— Todas as pessoas que tomam a decisão de fazer greve de fome são pessoas que têm grandeza - Lula disse também que a Igreja está dialogando.
O presidente destacou que a primeira iniciativa a ser adotada pelo governo será a de revitalizar o rio.
— Vejo alguns governantes defendendo o rio, mas a vida inteira jogaram esgoto dentro do rio e permitiram que fizessem carvão com as matas ciliares que estavam ali sobre toda a mata do cerrado brasileiro - criticou. Segundo ele, o governo enviou ao Congresso proposta colocando 0,25% do orçamento para a revitalização do rio. (Agência Estado, 05/10)