Especialistas discutem gripe do frango em evento na Austrália
2005-10-06
A cidade australiana de Brisbane será sede de um encontro entre especialistas internacionais sobre gripe do frango. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro eles devem criar uma estratégia conjunta para combater o problema.
Um comunicado do Ministério de Exteriores informou, nesta quarta-feira (5/10), que no evento estarão presentes representantes da ONU (Organização Mundial da Saúde) e do Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).
O relatório do Ministério destacou, entre outros objetivos do encontro, a melhora da comunicação entre funcionários sanitários encarregados da luta contra a gripe do frango na região e a implementação de mecanismos para coordenar esse desafio.
O departamento disse também que a organização do ato está relacionada ao compromisso da Austrália em ajudar os países vizinhos afetados --recentemente, especialistas australianos foram enviados à Indonésia.
As autoridades da Indonésia confirmaram nesta quarta-feira que um jovem de 23 anos, morto na semana passada, é a sétima vítima da doença. Embora as autoridades indonésias mantenham o número de sete mortos, a OMS só reconhece três vítimas neste país.
A gripe do frango infectou dezenas de milhões de aves na Ásia e causou a morte de 41 pessoas no Vietnã, 12 na Tailândia, quatro no Camboja e três na Indonésia, segundo os números da Organização Mundial de Saúde. (FSP, 5/10)