Estudo indica redução da mortalidade por câncer nos EUA
2005-10-06
A mortalidade por câncer diminuiu nos Estados Unidos, mas sua incidência aumentou levemente entre as mulheres nos últimos anos, afirma um estudo publicado nesta quarta-feira, na revista Journal of the National Cancer Institute.
De acordo com o relatório, a incidência da doença entre os homens diminuiu em 1,5%. Ao mesmo tempo, a taxa de mortalidade entre pacientes deste sexo caiu em 12 dos 15 tipos de câncer mais comuns --a pesquisa considera 15 tipos desta doença entre os cinco grupos étnicos mais importantes do país entre 1995 e 2002.
O relatório indica um aumento da incidência de melanoma entre os homens, assim como do câncer de esôfago, renal e de próstata, enquanto o câncer de cólon e reto, da laringe, pulmonar, de boca e de estômago diminuíram.
Por outro lado, a incidência de câncer entre as mulheres aumentou 0,3% entre 1995 e 2002, mas a taxa de mortalidade diminuiu 0,8% por ano.
O relatório afirma que, neste período, houve um aumento entre as mulheres da incidência de leucemia, linfoma de Hodgkin, melanoma, câncer da bexiga, de mama, de rins e de tireóide.
O estudo revela que, no mesmo período, diminuíram os casos de câncer uterino, de cólon, retal, de boca e de ovários, com redução também da taxa de mortalidade em 9 dos 15 tipos mais comuns de câncer.
A pesquisa teve como base dados do Instituto Nacional do Câncer, do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças, do Registro Americano de Câncer e da Sociedade de Oncologia dos EUA. (EFE, 5/10)