Governo pode liberar verba para fim da greve de bispo
2005-10-05
O governo avalia a possibilidade de liberar recursos para a revitalização do Rio São Francisco como forma de tentar resolver o impasse que se estabeleceu com a greve de fome feita pelo bispo D. Luiz Flávio Cappio, em Cabrobó, no sertão de Pernambuco para protestar contra o projeto de transposição das águas do rio. A informação é do deputado Walter Pinheiro (PT-BA), que esteve ontem com o bispo.
Pinheiro disse que está discutindo essa proposta com o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner. Segundo o deputado, o valor a ser liberado seria de aproximadamente R$ 400 milhões e a revitalização levaria em torno de dez anos.
Enquanto isso, segundo Pinheiro, o governo não daria início à obra de transposição do São Francisco. O deputado afirmou que Wagner está consultando outros integrantes do governo sobre a proposta e que o ministro não descarta a possibilidade de visitar Cappio.
Pinheiro disse que o bispo não é nenhum fanático, nenhum beato e há muitos anos participa dos debates sobre o Rio São Francisco tendo inclusive recebido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1989, quando o então candidato do PT à Presidência passou pela região na chamada Caravana da Cidadania.
— O governo tem de tratar esta questão como política pública para a população que mora nas cidades ribeirinhas do São Francisco - disse Pinheiro. (Estado de Minas, 04/10)