Usaid promove encontro de meio ambiente no Acre
2005-10-05
Pela primeira vez no Acre, a Usaid, agência do governo federal dos Estados Unidos, promove o Encontro Anual de Meio Ambiente, no qual representantes de 20 Ongs de toda a Amazônia e até de fora do país estão reunidos desde ontem, num evento que se estende até quinta-feira no auditório do Sebrae, em Rio Branco.
O objetivo do encontro é debater o tema Conectando Comunidades e Mercados para Fortalecer a Governança Florestal e a partir daí, promover uma troca de experiências entre todos os pesquisadores presentes no evento.
— A partir de reuniões como esta surgem novas propostas de ações em prol do desenvolvimento sustentável na Amazônia e até mesmo propostas de aprimoramento do que já vem sendo feito. Essa é a intenção de estarmos aqui hoje: apoiar a exploração dos recursos naturais de forma inteligente - destacou Richard Goughnour, diretor da Usaid no Brasil.
O coordenador destacou que a agência investe hoje US$ 6 milhões em toda a Amazônia e está sempre aberta a compartilhar novas experiências. De acordo com o coordenador de pesquisas de Meio Ambiente da Amazônia, Paulo Moutinho, a agência é de fato uma das maiores financiadoras dos projetos ambientais na Amazônia e isso vem gerando emprego e buscando novos mecanismos de conservação para o meio natural.
Alguns dos projetos apoiados são os de orientação às famílias que dependem da floresta para sobreviver.
— Manter a floresta em pé é algo muito caro, pois para isso o povo precisa ser recompensado de maneira que aprenda a valorizar plantios que contribuem para a preservação, como o de soja, por exemplo - declarou.
Para o prefeito Raimundo Angelim, um encontro dessa natureza em Rio Branco vem para somar o conhecimento dos pesquisadores do Estado, que tem se empenhado bastante para desenvolver projetos que beneficiem a floresta acreana.
— É importante para todos nós conhecermos mais a Usaid e o modelo de trabalho realizado por pesquisadores do mundo todo que estão aqui esta semana. O Acre mais do que nunca está precisando desse apoio - enfatizou o prefeito.
Até o final do encontro, diversas propostas que atendem as necessidades do Acre serão debatidas. O coordenador da Usaid no Brasil garantiu que o que for necessário para executar em prol das florestas acreanas será apoiado pela agência. (Página 20 – Acre, 04/10)