Brasil e Holanda firmam acordo para manejo sustentável na Amazônia
2005-10-05
A Orsa Florestal, empresa do Grupo Orsa, acaba de firmar acordo de cooperação com a Universidade de Wageningen, na Holanda, uma das mais importantes instituições internacionais de ensino em agribusiness. O acordo com a Orsa Florestal, empresa responsável pelo maior projeto de manejo sustentável do mundo, prevê um intercâmbio de tecnologias para continuar o aprimoramento das técnicas de manejo dos mais diversos produtos da floresta amazônica, madeireiros e não-madeireiros.
O acordo terá a duração de cinco anos a partir deste mês. Na opinião de Roberto Waack, presidente da Orsa Florestal, a universidade de Wageningen teve um papel fundamental no desenvolvimento do conceito de manejo sustentável no mundo. —A universidade foi uma das primeiras no mundo a desenvolver projetos de manejo sustentável e já implantou projetos em várias regiões-, conta o executivo. No Brasil, a universidade já mantém convênios com a Esalq – Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz - de Piracicaba e PENSA - Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial, da FEA-USP, este último também parceiro do grupo Orsa há quase uma década.
— A Orsa Florestal é a primeira empresa privada a fazer um contrato formal com a USP e com uma universidade estrangeira para um trabalho com abrangência nas áreas de tecnologia de papel e celulose, gestão de organizações e meio ambiente. Esta relação gera um ambiente muito positivo para a criação de novos projetos com apoio científico e tecnológico, com resultados de médio e longo prazos-, comenta o professor da USP Décio Zylbersztajn, do PENSA, que trabalha em sinergia com a Orsa Florestal e com a universidade de Wageningen.
Em 2004, a empresa conquistou a certificação FSC (Forest Stewardship Council) para o projeto de manejo sustentável de florestas nativas numa área de 545.535 hectares de propriedade do grupo Orsa no Estado do Pará. O projeto visa transformar-se em um modelo para a Amazônia e promover o desenvolvimento sustentável no Vale do Jarí, na divisa do Pará e Amapá, onde a empresa opera na maior área certificada de manejo sustentável de floresta nativa do mundo, totalizando 545 mil hectares. A certificação, também conhecida como selo verde atesta que a empresa faz um manejo florestal adequado, com técnicas modernas e rígido controle de suas atividades, além de ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
— Essa parceria é estratégica para nós, já que representa o reconhecimento e o apoio de uma referência nos projetos de manejo no mundo-, comemora Waack. (Com informações da Casa da Imprensa)