Estados iniciam mobilização para Conferência Nacional de Meio Ambiente
2005-10-05
Seis estados brasileiros preparam suas etapas regionais e planejamentos para a II Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) que ocorre em Brasília, de 10 a 13 de dezembro deste ano. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ibama gaúcho lançam hoje (5/10) a II CNMA no Rio Grande do Sul. O evento será realizado às 9h, no Auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na rua Marcílio Dias, 574, bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Em 2003, o RS elegeu o número máximo de delegados (50) e reuniu cerca de 1.600 pessoas durante a pré-conferência.
Em Goiás, a Comissão Organizadora da Conferência Estadual do está realizando, desde o dia 16 de setembro, suas conferências regionais com a finalidade de discutir as temáticas da etapa estadual da II Conferência Nacional de Meio Ambiente, identificar propostas que serão deliberadas na Conferência Nacional e eleger os delegados que participarão da plenária estadual. Das cinco regionais, as de Porangatu, Caldas Novas e Jataí já foram realizadas elegendo 85 delegados no total.
No dia 6 de outubro será a vez de Formosa sediar o encontro e dia 18 de outubro será a vez de Goiânia. A estimativa é que cerca de 1.500 pessoas participem das conferências regionais. Já para a Conferência Estadual Infanto-juvenil, a previsão é de que 2.000 crianças de 520 escolas participem dos eventos, das quais 150 na Conferência Estadual que acontecerá em Pirenópolis, de 8 a 10 de novembro.
Já o Rio de Janeiro elegerá em plenária a Comissão Organizadora Estadual da II Conferência Nacional do Meio Ambiente. A reunião está marcada para sexta-feira, dia 7 de outubro, a partir das 14 horas, na sede do Ibama. Representantes dos diversos setores sociais, empresariais e de governo estarão reunidos para definir as instituições e entidades que vão compor a COE e seus respectivos titulares e suplentes. A reunião contará com a presença do coordenador geral da II CNMA, Pedro Ivo Batista.
Paraná terá 20 regionais
Do final do mês de outubro até 25 novembro será realizado no Paraná o ciclo
de conferências regionais do meio ambiente. Estão previstas 20 regionais com o objetivo de eleger os delegados para a conferência estadual. As conferências são preparatórias à Conferência Estadual que está prevista para acontecer entre 28 e 30 de novembro, em Curitiba. De acordo com o coordenador- executivo da Comissão organizadora estadual, Francisco Carlos Marchi, a expectativa é mobilizar nesses eventos cerca de 10 mil pessoas.
MS define subcomissões
A Comissão Organizadora Estadual (COE) do Mato Grosso do Sul acaba de definir
sua estrutura para a organização da II Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de novembro. Em sua última reunião, a COE definiu que vai trabalhar com quatro subcomissões: articulação e divulgação; regimento interno; organizacional e científica e sistematização.
Além dessa estrutura, a COE chegou ao consenso de que cada um dos 78 municípios mobilizados deverá optar por seminário, oficina, fórum ou uma regional que devem ser realizados até dia 30 de outubro.
Acre prepara conferência apesar das queimadas
As queimadas no Acre estão se tornando um problema no Estado. Doze municípios
estão em situação de emergência. Apesar disto, a Comissão Organizadora Estadual está otimista com a realização da etapa estadual da II CNMA. De acordo com Fátima Silva, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e membro da COE, todas as equipes estão mobilizadas para solucionar o problema com as queimadas, mas mesmo assim a expectativa para a conferência estadual é muito boa. —Já temos o compromisso do governo do Estado do envolvimentos de todos, apesar de as equipes estarem mobilizadas para o combate às queimadas. Nossa previsão é fazer uma conferência de muito sucesso e com ampla participação dos diversos setores, estima. Ainda de acordo com Fátima Silva,
o Acre vai realizar, entre o final de outubro e início de novembro, cinco
conferências regionais. A Conferência de Meio Ambiente do Estado do Acre está
agendada para os dias 18 e 19 de novembro. (Com informações do Ministério do Meio Ambiente)