Primeiro caso de febre do Nilo confirmado no Japão
2005-10-05
Um homem de 30 anos, de Kawasaki, está com a febre do Nilo, sendo o primeiro caso confirmado da doença no Japão, segundo informações de fontes do governo liberadas na última segunda-feira (3/10). Suspeita-se que ele tenha sido infectado nos Estados Unidos durante sua passagem por aquele país, entre o final de agosto e o início de setembro.
O homem visitou Los Angeles entre 28 de agosto e 4 de setembro. Ele retornou com febre ao Japão e, inicialmente, recebeu tratamento em um hospital de Kawasaki, conforme informações oficiais.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e outras instituições fizeram testes paras saber se o doente estava mesmo infectado com a febre do Nilo. Na segunda-feira (3/10), o diagnóstico foi confirmado. A febre do Nilo pode ser transmitida por mosquitos ou pássaros, e seres humanos podem ser infectados por uma mordida de mosquito, por exemplo. Acredita-se que a doença não seja transmissível de pessoa para pessoa.
Cerca de 80% das pessoas infectadas pela doença não apresentam sintomas, e menos de 1% ficam com seqüelas. Casos sérios, contudo, podem levar a febre extrema e a encefalites, podendo ser fatais. Essa febre já foi endêmica na maioria da África e ocorreu também na Europa e na Rússia, no final dos anos 90.
O primeiro caso nos Estados Unidos foi descoberto em 1999, e a doença espalhou-se nacionalmente por três anos. Cerca de 2,5 mil pessoas tiveram a febre nos Estados Unidos, no ano passado. (Japan Times, 4/10)