Gorilas selvagem também usam ferramentas
2005-10-05
Há anos que os cientistas estão convencidos que os gorilas são animais muito parecidos em costumes e hábitos com os humanos. Tanto que, conforme descobriu-se agora, inclusive os animais que vivem sem contato com os homens são capazes de utilizar utensílios para realizar tarefas complexas e distintas, desde ramos utilizadas como bastões até colheres rudimentares com as quais removem comida. A descoberta está na edição desta semana da Public Library of Biology, que dá conta das primeiras observações documentadas de gorilas em seu hábitat natural que utilizam ferramentas, o que implica um grau de evolução e desenvolvimento muito superior ao habitual entre os animais.
As observações de campo foram feitas por várias equipes de cientistas encabeçados por Thomas Breuer, Mireille Ndoundou-Hockemba e Vivki Fishlock, nas selvas do norte da República do Congo, onde há uma ampla população de gorilas. Os cientistas utilizaram um grupo de gorilas conhecido com o Grupo de Gorge, que já estava sendo vigiado por cientistas desde 1995. Em 9 de outubro de 2004, um dos membros deste grupo, uma fêmea adulta, foi vista utilizando um ramo de árvores como uma espécie de bastão, que também utilizava para medir a profundidade da água antes de entrar em um rio e para ajudar-se a cruzar uma zona de águas pouco profundas mas pantanosas.
Dias mais tarde, os cientistas viram outra fêmea do grupo, um exemplar mais jovem, arrancar uma parte do tronco de uma árvore para utilizá-la como uma espécie de colher para remover os ingredientes de sua variada comida: plantas e ervas de diferentes tipos misturadas. Esta fêmea depois utilizou o pedaço da árvore como uma espécie de ponte para atravessar um pântano sem se molhar.
Embora os cientistas não possam determinar como esses gorilas aprenderam tais comportamentos, estão quase certos de que se trata de conhecimentos herdados de pais e transmitidos para os filhos de geração em geração. (El Mundo, 29/9)