EPA propõe sistema de registro de resíduos para acelerar suas rotinas
2005-10-05
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está propondo uma regra para expandir o uso do Inventário de Resíduos Tóxicos (TRI) para algumas unidades industriais. O objetivo da agência é reduzir 165 mil horas de trabalho por ano e, ao mesmo tempo, assegurar o preenchimento total de relatórios de cerca de 99 dos resíduos tóxicos e outras atividades de gerenciamento de lixo.
A proposta também possibilita novos incentivos para as unidades emitirem menos a fim de estarem aptas a utilizar o novo formulário. Esta ação vem depois de uma extensa avaliação da EPA, de seus gestores e de um histórico de relatórios analisados.
Desde que o TRI começou, em 1986, a EPA aprendeu a lidar com o poder que a informação pública tem no sentido de influenciar o comportamento das comunidades, e também concluímos que novas formas de utilização da tecnologia para reduzir custos envolvem todos, melhoram a qualidade dos dados e aceleram a liberação de informações coletadas–, afirma Kimberly T. Nelson, assistente administrativo da Chefia de Informações da EPA. – A atual proposta prevê uma redução de aproximadamente um terço na carga de relatórios, ao mesmo tempo em que exige das unidades relatórios sobre todas as substâncias químicas que elas atualmente declaram–, assinalou o dirigente. (Capitolium News, 4/10)