Grã-Bretanha decide em um ano se terá novos reatores nucleares
2005-10-04
A Grã-Bretanha deverá decidir, dentro de um ano, se investirá em uma nova geração de reatores nuclear para a geração de energia. Não houve ainda conclusões quanto a esta questão, informou o governo britânico, no Domingo passado (2/10). Em palestra da Conferência do Partido Trabalhista, o primeiro-ministro Tony Blair conclamou os britânicos para a avaliação das opções energéticas já no próximo ano, incluindo, entre elas, a exploração nuclear civil.
Muitos políticos viram a questão como sinal de que o governo poderia pressionar por novos investimentos na área nuclear. –Temos que tomar uma decisão o quanto antes, se vamos Ter novas unidades nucleares–,destacou o secretário de Comércio e Indústria, Alan Johnson told.
O ministro admitiu que muitos membros do Partido Trabalhista ficaram horrorizados por seus líderes terem optado pelo aumento das usinas nucleares, mas disse que os argumentos para tanto são fundamentados também em bases ambientais. –Muitos ambientalistas agora aceitam que nos dirijamos cada vez mais às energias renováveis, porque a energia nuclear nos levaria a formas de reduzir as emissões de dióxido de carbono–, destacou Johnson. (Planet Ark, 4/10)