Instituto alemão prevê aumento de 30 centímetros no nível do mar
2005-10-04
Os níveis mundiais dos oceanos vão subir 30 centímetros (12 polegadas) até o fim deste século, e fenômenos climáticos extravagantes se tornarão mais comuns devido ao aquecimento global, segundo um novo estudo coordenado pelo Instituto Max Planck de Meteorologia, localizado em Hamburgo, na Alemanha. Conforme a instituição, modelos de computadores mostram que a média global das temperaturas poderia subir até 4,1ºC até 2100, fazendo com que o gelo do Ártico se funda no mar.
–Nossa pesquisa aponta para um rápido aquecimento global e mudanças nas zonas climáticas–, afirma o líder do projeto, Erich Roeckner. –Nossos modelos climáticos prevêem verões mais quentes e secos para a Europa, com invernos também mais quentes, apesar de úmidos–, assinala.
Os pesquisadores alemães afirmaram ainda que os ursos polares poderão perder a capacidade de se deslocar no Ártico, ao mesmo tempo em que os navios poderão escolher rotas para navegar ao norte da Sibéria e do Canadá. A pesquisa do Instittuo Max Plack foi divulgada apenas alguns dias depois que cientistas norte-americanos informaram que o gelo Ártico está se fundindo pelo quarto ano consecutivo em uma pequena área, devido ao aumento das temperaturas.
A maioria dos cientistas acredita que os gases de efeito estuda, incuindo o dióxido de carbono, que é liberado principalmente d descarga dos automóveis e estações fixas, causam o aquecimento global por reterem o calor do sol na atmosfera. O diretor do Instituto Max Planck para Meteorologia, Guy Brasseur, disse que o relatório tem por objetivo fornecer subsídios para os políticos tomarem decisões cruciais. (Planet Ark, 4/10)