Explosão de gás em mina na China mata 34 pessoas
2005-10-04
Pelo menos 34 mineradores morreram nesta segunda-feira(3/10) em uma explosão de gás em uma mina de carvão na cidade de Hebi, na Província central chinesa de Henan, informou a agência oficial Xinhua. A explosão ocorreu às 4h45 (17h45 de domingo, 2/10, no horário de Brasília), e autoridades ainda não sabem quantos trabalhadores estavam na mina no momento da explosão. As causas do acidente serão investigadas.
Donos das minas chinesas, que em sua maioria funcionam clandestinamente, geralmente ignoram qualquer regulação sobre segurança. O carvão produzido pelas minas alimenta 70% do consumo de energia em todo o país. O fechamento dessas minas não deve impactar a produção total, já que a maioria dos estabelecimentos fechados são pequenos.
As minas classificadas como irregulares, ou que não atendem aos procedimentos de segurança, deverão ficar fechadas até que as condições de trabalho sejam melhoradas. Caso o pedido do governo não seja atendido, seus donos poderão perder a licença para trabalhar.
Em 2004, mais de 6 mil pessoas morreram em explosões, enchentes, desabamentos, entre outros acidentes em minas. No primeiro semestre deste ano, mais de 2.700 mineiros foram mortos em acidentes dentro de minas. (FSP, 3/10)