Vinte e nove baleias surpreendem visitantes em Imbituba (SC)
2005-10-03
Setembro, o mês das baleias, ficou para trás. Mas uma agradável surpresa chamou a atenção de visitantes e estudiosos ontem (2), em Imbituba e Garopaba, no Litoral Sul do Estado. Nada menos que 29 baleias-franca foram vistas ontem, durante todo o dia. A maioria, mães com filhotes.
De manhã, só na praia da Ribanceira, integrantes do Projeto Baleia Franca avistaram 14 animais - sete fêmeas com seus filhotes. Na praia da Vila, também em Imbituba, outra fêmea com filhote foi vista. Em Itapirubá Norte foi avistado apenas um adulto.
— Possivelmente, um macho, já que os filhotes acabaram de nascer e o período de acasalamento já passou - explica Maurício Magnani, do Projeto Baleia Franca. Na praia da Gamboa, em Garopaba, outra fêmea com filhote despertou o interesse dos moradores e visitantes.
Reprodução
À tarde, na praia da Ribanceira, duas baleias com filhotes apareceram - talvez as mesmas que estavam no local pela manhã. Na praia da Vila, nova aparição de mãe e filhote. A novidade foi a praia de Ibiraquera, também em Imbituba, onde seis baleias franca foram avistadas.
O período reprodutivo da Eubalaena australis, nome científico da baleia-franca vai de julho a novembro, com pico em setembro. Logo, nesta época, é comum aparecerem várias baleias numa mesma praia.
— Mesmo assim, registrar 14 indivíduos não é algo muito comum - diz Magnani. A baleia-franca vem ao Litoral Sul de Santa Catarina para fugir das águas geladas da Antártida durante a reprodução. Os filhotes nascem pesando em média cinco toneladas e com cinco metros de comprimento. Quando adultos, chegam a até 60 toneladas e 18 metros. Estima-se que vivam de 70 a 80 anos. (A Notícia, 03/10)