Bispo em greve de fome recebe carta do presidente Lula
2005-10-03
O bispo de Barra (BA), Dom Frei Luiz Cappio, que entrou no sexto dia da greve de fome contra o projeto de integração do rio São Francisco, recebeu neste sábado uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entregue pelo assessor da presidência, Selvino Reck.
Segundo o cientista social e porta-voz do religioso, Adriano dos Santos Martins, na carta o presidente Lula teria dito que o governo já está trabalhando na questão da revitalização do rio São Francisco. Depois de ler a carta, Dom Luiz escreveu à mão uma resposta ao presidente Lula, cujo conteúdo não quis divulgar.
Dom Luiz co-celebrou neste sábado uma missa ao lado do arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Rian, que foi visitá-lo a pedido do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Geraldo Majella.
Segundo o porta-voz do religioso, como a capela é pequena, a missa teve que ser campal devido à quantidade de pessoas que se aglomeravam no local, a maioria pescadores da região, além de índios das tribos truká e tumbalalá. Eles dividiram o espaço diante da capela, às margens do rio, com autoridades que foram levar apoio ao bispo, entre elas, o governador da Bahia, Paulo Souto, e os senadores Teotônio Vilela, César Borges e Heloísa Helena.
Segundo Adriano Martins, Dom Luiz compartilhou a leitura da carta com mais cinco pessoas: o arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Rian, Ruben Ciqueira, da Pastoral da Terra, Luciana Cury, representante do Ministério Público, e seu sobrinho, Luiz Roberto Cappio Guedes, que é juiz da comarca de Teofilândia (BA). (Estado de Minas, 01/10)