Gro Harlem Brundtland é a convidada de honra do Prêmio ECO 2005
2005-10-03
A ex-primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, aceitou o convite para a cerimônia de entrega do Prêmio ECO 2005, evento que será realizado no dia 09 de novembro, durante um jantar solene na sede da Câmara Americana de Comércio de São Paulo - Amcham.
Primeira mulher a chefiar o governo da Noruega, Gro Harlem Brundtland é uma das principais líderes mundiais em questões envolvendo o desenvolvimento sustentável e a saúde pública. Segundo o jornal inglês Financial Times, seu envolvimento nessas questões lhe atribuiu em 2004 o quarto lugar na lista das personalidades européias mais influentes dos últimos 25 anos, juntamente com o Papa João Paulo II, Mikhail Gorbachev e Margaret Thatcher.
A entrega da 23ª edição do Prêmio ECO, prevista inicialmente para o dia 12 de setembro, foi transferida para a nova data em novembro devido ao cancelamento da vinda do convidado de honra, Mikhail Gorbachev, por motivos de saúde. No seu lugar, Gro Harlem Brundtland fará a entrega dos troféus e participará de um debate com grandes personalidades brasileiras.
Gro Harlem Brundtland
Uma das principais líderes mundiais em questões envolvendo o desenvolvimento sustentável e a saúde pública, Gro Harlem Brundland foi a primeira mulher eleita Primeira Ministra da Noruega, cargo que ocupou de 1986 a 1996. Formou um ministério que ganhou fama internacional, com oito das dezoito pastas ocupadas por mulheres. Antes, foi Ministra do Meio Ambiente de 1974 a 1979.
Foi Diretora-Geral da Organização Mundial da Saúde de 1998 a 2002, onde inovou com políticas arrojadas para a saúde pública, estabeleceu a Comissão Macroeconômica para a Saúde presidida pelo renomado economista Jeffrey Sachs, e priorizou o combate à violência no âmbito da saúde pública. Presidiu a Comissão Mundial sobre o Desenvolvimento e o Meio Ambiente, que ficou conhecida como a Comissão Bruntland, onde liderou o desenvolvimento dos conceitos políticos adotados até hoje como definição do desenvolvimento sustentável. O relatório final da Comissão, Our Common Future, publicado em 1987, serviu como base para a realização da Eco92 no Rio de Janeiro, e para a criação da Agenda 21 pela ONU.
Em 2003, foi reconhecida pela revista Scientific American como Líder do Ano por seu trabalho na elaboração de uma estratégia mundial de combate ao SARS. Os momentos marcantes de sua vida e atividades políticas foram objeto de dois livros, best-sellers de autoria de seu marido Arne Olav Brundtland: Married to Gro, e Still married to Gro.
Nascida aos 20 de abril de 1939 na cidad de Baerum, filiou-se ao partido social-democrata aos 17 anos. Médica formada pela Universidade de Oslo em 1963, completou posteriormente Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Harvard em 1965. (Com informações da Câmara Americana de Comércio)