Erupção de vulcão deixa dois mortos em El Salvador
2005-10-03
Dois salvadorenhos morreram no último sábado (1º/10) em conseqüência da erupção do vulcão Ilamatepec ou Santa Ana, situado a 66 quilômetros a oeste de San Salvador. A informação foi divulgada por René Figueroa, ministro do Interior. As duas pessoas morreram soterradas na zona de Palo Campaña, a 2 quilômetros ao sul da cratera, onde foram abertos canais para a saída da água fervente procedente de uma lagoa no vulcão, explicou Figueroa.
–O resgate dos corpos será difícil devido à grande quantidade de lodo–, disse o ministro, destacando que os bombeiros trabalham para recuperar os corpos. O governo salvadorenho decretou no sábado (1º/10) o alerta vermelho em um raio de 4 quil^metros em torno do Santa Ana, que expeliu cinzas e rochas, provocando a evacuação de milhares de pessoas.
O presidente Antonio Saca qualificou a erupção de moderada e pediu à população na zona do vulcão que mantenha a calma. O ministério da Educação anunciou a suspensão das atividades em 43 escolas situadas nas zonas de alto risco. (Agência France Press, 1/10)