Otis perde força e nova tempestade tropical atinge o México
2005-10-03
O Otis virou uma tempestade tropical neste domingo (2/10) ao perder força, e se dirige para a região norte da península mexicana da Baixa Califórnia, na costa do Pacífico, que é praticamente desabitada. Apesar disso, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, localizado em Miami, informou que uma nova tempestade tropical está sobre a península de Yucatán, com chuvas e ventos que chegam a 75 quilômetros por hora.
A tempestade tropical Stan se formou na madrugada deste domingo, e atingiu Yucatán na região onde está localizado o balneário de Tulum. Fortes chuvas também podem ocorrer em Belize, por conta da aproximação da tempestade e El Salvador já registra tempestades. Até o momento não há informações sobre danos materiais em Tulum, e a tempestade Stan deve atingir a parte sul de Cancún.
Apesar da mudança de rota da Otis, o governo do México emitiu neste domingo um aviso de tempestade tropical em toda a região sul da Baixa Califórnia, porque a tempestade se move muito lentamente --a 6 quilômetros por hora-- e só deve atingir regiões mais desabitadas na noite deste domingo ou na manhã desta segunda-feira.
Os ventos da Otis neste domingo tinham velocidade de 115quilômetros por hora, e deve enfraquecer nas próximas 24 horas, segundo o centro.
O governo de El Salvador decretou neste domingo alerta laranja em todo o território nacional, devido às fortes chuvas ocasionadas pela tempestade tropical Stan.
As chuvas, que ocorrem desde a noite deste sábado no país, provocaram deslizamentos de terra que bloquearam a estrada que leva ao aeroporto internacional de El Salvador, e outras estradas importantes da região. Trabalhadores do Ministério de Obras Públicas já trabalham na limpeza das estradas.
O Ministério salvadorenho da Educação ordenou a suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas de todo o país, a partir desta segunda-feira. (FSP, 2/10)