Condado de Loundon, nos Estados Unidos, teve um setembro seco
2005-10-03
As pastagens apresentam um aspecto amarelado na Fazenda Meadow Hill, no condado de Loudoun. Não houve chuva suficiente para fazer germinar sementes. E a pastagem para 200 vacas teve que ser suprida com feno. Enquanto percorre com sua picape branca os campos da fazenda, Donald Virts, que lá trabalha há mais de 30 anos, diz que o longo período de estiagem está causando prejuízos. Virts, de 65 anos, acredita que com muita fé a chuva retorne.
O tempo seco, porém, não atinge somente Loundon. A área de Washington também experimentou o setembro mais seco dos últimos cem anos. O Departamento de Agricultura chegou a declarar vários condados de Virgínia, incluindo Loudoun, Fauquier e Clarke, como áreas de desastre agrícola. E os bombeiros estão preocupados com a possibilidade de, se não chover logo, haver incêndios florestais.
Conforme o Serviço Climático Nacional, 0.11 polegadas de chuva caíram no mês passado no Aeroporto Nacional Reagan, pouco menos do que o recorde de 0.14 de 1884, e muito menos do que o normal, a média de 3.67 polegadas. Segundo meteorologistas, há 30% de chance de uma frente fria mover-se para a área e trazer precipitações entre a próxima quarta (5/10) e a próxima quinta-feira (6/10). Na semana passada, o Monitor da Seca dos Estados Unidos, um consórcio de Nebraska que reúne acadêmicos e agências federais, declarou toda a área do centro Atlântico como em situação de seca moderada. (Washington Post, 2/10)