Após furacões, administração Bush intensificará exploração energética
2005-10-03
A secretária do Interior dos Estados Unidos, Gale A. Norton, disse, na última quinta-feira (29/9), que depois de dois furacões destrutivos na Costa do Golfo, a administração Bush irá intensificar seus esforços na busca pela expansão do desenvolvimento energético em terras que incluem o Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Ártico e as áreas costeiras.–A vulnerabilidade de ter todo o abastecimento de energia e a capacidade de refino e processamento em uma área geográfica reforça a idéia de que necessitamos diversificar nosso suprimento–, afirmou Norton.
Ao citar relatórios do governo sobre o aumento da demanda por petróleo e gás natural e os altos preços do petróleo que tendem a resultar, ela disse que –os furacões trouxeram mais atenção a esta questão fundamental–. Norton não se posicionou quanto à proposta do Congresso de pôr fim a 25 anos de moratória de arrendamento de plataformas de petróleo continental, mas não rejeita esta abordagem. Ela diz estar aberta à idéia do desenvolvimento de energias alternativas em terras públicas.
O governo possui 390 unidades dos sistemas de parque sujeitos à influência de interesses comerciais, como a instalação de veículos recreacionais barulhentos e a colocação de torres de telefonia celular .–As torres de celular são uma questão, mas a escala em que são utilizadas mostram um impacto muito leve. Temos algumas torres disfarçadas em construções, outras em forma de árvores, enfim, há maneiras de se colocá-las sem um grande impacto–, assinalou a secretária. (NY Times, 2/10)