MME planeja licitar hidrelétricas do Rio Madeira e de Belo Monte em 2006
2005-09-30
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, que o governo pretende licitar as hidrelétricas do complexo do Rio Madeira (Santo Antonio e Jirau) e de Belo Monte no final de 2006. Segundo ele, as usinas estão em fase de avaliação integrada de suas respectivas bacias, conduzidas pela Empresa de Pesquisa Energética.
Ao participar do seminário O futuro do setor de energia no Brasil, no Rio de Janeiro, Zimmermann contou que o licenciamento ambiental das hidrelétricas do Rio Madeira, com potência estimada em 1.450 MW, está em andamento. Paralelo a isso, destacou o secretário, o estudo está sendo conduzido pela EPE e um grupo de agentes a fim de avaliar a integração do complexo do sistema interligado nacional. De acordo com ele, o estudo visa a buscar alternativas de transmissão com visão de Amazônia. Integram o grupo de agentes que auxilia a EPE no trabalho a Cemig, Cteep, Furnas, Eletronorte, Eletrosul, entre outras.
Belo Monte - No caso de Belo Monte, Zimmermann salientou que os antigos estudos precisaram ser refeitos com a publicação do decreto que autoriza a avaliação da bacia. Com potência estimada em 11 mil MW, a hidrelétrica tinha, conforme inventário datado de 1997, área alagada de 1,2 mil quilômetros quadrados. Os estudos preliminares apontam para um reservatório de 400 quilômetros quadrados.
Ainda segundo o secretário, os resultados preliminares do estudo mostram que não haverá conflitos com reservas indígenas. A previsão, disse ele, é que, numa primeira etapa, a usina tenha uma oferta inicial de 5,5 mil MW. Para ele, a implantação de Belo Monte será semelhante a de Tucuruí. (Canal Energia, 29/09)