ONGs da Mata Atlântica assinam acordo de intercâmbio na Alemanha
2005-09-30
A Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) assinou um acordo com o Centro Internacional de Migração e Desenvolvimento – CIM, um consórcio entre a Agência Alemã de Cooperação Técnica – GTZ e o Ministério do Trabalho da Alemanha neste mês. O coordenador da RMA, Armin Deitenbach viajou à Alemanha a convite do CIM. O documento visa o intercâmbio entre redes de florestas tropicais, formulado pela RMA e a Rede Alemã de Florestas Tropicais no Brasil – TN, composta por aproximadamente 100 entidades.
O acordo de intercâmbio foi apresentado na assembléia da TN, em Colônia, na sede da instituição coordenadora, Instituto Katalyse. Também foi realizado um debate sobre a atual situação e as perspectivas do Programa Piloto da Conservação das Florestas Tropicais Brasileiras (PPG7), do Programa Amazônia Sustentável – PAS e do futuro Programa Mata Atlântica.
Durante sua passagem no país – que mais investe em conservação no Brasil - de 28 de agosto a 15 de setembro, Armin aproveitou a oportunidade para fazer contatos com possíveis parceiros da RMA. Ele esteve nas Fundações Heinrich Böll - HBS (Partido Verde) e Konrad Adenauer - KAS (Partido da Democracia Cristã) para discutir projetos conjuntos com a Rede e/ou filiadas. Como exemplo, Armin cita o interesse da HBS em acompanhar o processo preparatório para a Conferência das Partes da Convenção da Biodiversidade (COP8), que será realizada em março de 2006, em Curitiba. Além disso, a KAS convidou a RMA para participar da preparação de um seminário internacional sobre as grandes alianças para a proteção das florestas tropicais, que será realizado em dezembro deste ano, em Berlim.
Armin também visitou a Fundação Oro Verde, em Bonn, que já desenvolveu projetos de proteção de florestas tropicais no Brasil. — A Oro Verde manifestou interesse de retomar os trabalhos no país, possivelmente, em parceria com a RMA, informa o coordenador, membro do Programa da Terra (Proter).
Com a intenção de abrir as portas para a captação de recursos junto a empresas alemãs, Armin esteve com a Kienbaum International Consultants, importante consultoria na área de desenvolvimento empresarial e que mantém filiais em vários países, inclusive no Brasil. Será realizada no próximo mês, outubro, uma reunião de trabalho com representantes da RMA e da empresa na filial brasileira, em São Paulo. (Com informações da RMA)