Força-tarefa da Defesa Civil começa a combater incêndios florestais no Acre
2005-09-29
A partir de hoje (29), uma força-tarefa de 150 bombeiros do Distrito Federal e 15 especialistas em incêndio florestal do Ibama estará em Xapuri (AC), a 200 quilômetros da capital do Acre, para combater o fogo que atinge florestas no norte do Estado. Coordenada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, a força-tarefa viajou, nesta quarta-feira, a bordo de um Boeing 707 da Força Aérea Brasileira (FAB).
O gerente do Departamento de Resposta aos Desastres e de Reconstrução da Sedec, Marcos Aurélio Alves de Melo, que visitou o Acre na semana passada, constatou que a causa dos incêndios são as queimadas provocadas por pequenos produtores rurais em lavouras de subsistência.
— Geralmente, quando esse tipo de fogo atinge as florestas, a umidade natural da mata consegue controlá-lo. No Acre, os incêndios tomaram essas proporções porque não chove há 100 dias e a umidade do ar está baixa - explicou Marcos Aurélio Alves de Melo. (Jornal do Brasil Online, 29/09)