Chesf aguarda termo de referência ambiental para iniciar estudos de duas hidrelétricas
2005-09-29
A Chesf - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - aguarda a liberação do termo de referência ambiental pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Renováveis para iniciar os estudos ambientais das usinas Riacho Seco e Pedra Branca, ambas localizadas na divisa de Pernambuco e Bahia. A expectativa é que o Ibama libere o termo de referência nos próximos dias, segundo informou Edgar Félix de Oliveira, superintendente de Projetos e Construção de Geração da companhia. Por enquanto, a estatal, em parceria com a Odebrecht e Engevix, desenvolve os estudos de viabilidade dos dois empreendimentos.
De acordo com Oliveira, pelos dados levantados no inventário, a usina Riacho Seco teria capacidade instalada de 240 MW, enquanto que a de Pedra Branca teria 320 MW. A localização das duas hidrelétricas ficaria no trecho entre o reservatório de Itaparica e a usina de Sobradinho, na bacia do rio São Francisco. Os investimentos para os dois empreendimentos, contou ele, estão estimados em R$ 1,7 bilhão, mas serão otimizados com os estudos de viabilidade.
— Todos esses dados ainda são preliminares. Os estudos de viabilidade servirão para que nós possamos tornar os empreendimentos mais atraentes - explicou.
A estimativa da estatal é que esses estudos sejam concluídos em meados de 2006. Perguntado sobre a possibilidade de essas usinas serem levadas ao leilão de energia nova no ano que vem, o superintendente disse que não é possível fazer uma avaliação sobre a inclusão ou não das duas hidrelétricas no negócio em 2006.
— Caso os estudos sejam realmente concluídos em meados de 2006, há chances de os dois empreendimentos serem incluídos no leilão, dependendo da data definida pelo governo - observou Oliveira, lembrando que a Empresa de Pesquisa Energética e o Ministério de Minas e Energia são os responsáveis por determinar as usinas que serão levadas para o leilão. (Canal Energia, 28/09)